Uma das partes mais negligenciadas nos tratamentos diários e que gera mais problemas com a idade é o pescoço. Com o passar dos anos, o tecido facial se torna mais flácido, e como resultado aparece o queixo duplo ou papada. Prevenir seu surgimento é o melhor remédio.

Por Que Aparece O Queixo Duplo ou Papada?

Com a idade, os músculos da região do queixo enfraquecem e vão perdendo a elasticidade. Pode também ocorrer retenção de líquidos ou gordura, assim esses músculos não são capazes de manter a sua forma, surgindo o queixo duplo.

O excesso de tecido adiposo é uma das causas mais comuns da papada. A gordura se acumula ao redor da mandíbula e o queixo duplo aparece.

Um emagrecimento rápido demais, consequentemente a pele fica mais flácida, surgindo a papada.

Pode ocorrer uma disfunção na glândula tireoide que causa o famoso bócio. Nesse caso você deve ir em um endocrinologista para fazer o tratamento adequado.

Má postura do pescoço e dos ombros também pode facilitar o surgimento do queixo duplo, pois pode causar uma retração do maxilar com a postura corporal. Cuidar da postura e fazer exercícios pode evitar o aparecimento do queixo duplo.

Exercícios Que Ajudam a Prevenir ou Eliminar o Queixo Duplo

Praticar exercícios bem simples diariamente pode nos ajudar a manter a elasticidade e firmeza dos músculos.

Exercício com a Língua

Encostar a língua contra o palato, contar 10 segundos e relaxar. Faça três repetições de 12 a 15 vezes.

Vogal

Pronunciar 10 vezes seguidas cada Vogal, forçando a vocalização. Os músculos do rosto devem tensionar.

Beijar

Erga a cabeça o máximo possível, até que você possa sentir a pele da papada mais tensionada. Posicione os lábios como se fosse beijar e fique assim por alguns segundos. Você pode fazer de 5 a 10 repetições por dia.

Este exercício, além de alongar e tonificar os músculos da mandíbula, garganta e pescoço, também alivia a tensão nos ombros e alivia a dor no pescoço e ombro, por isso em pé ou sentado com a coluna reta, tome ar, vire a cabeça para o lado e olhe para esse lado, tocando o ombro com o queixo.

Depois expire, virando a cabeça para descansar o queixo no peito, mantendo a coluna reta e os ombros para trás, em seguida, inspire e execute o exercício para o outro lado, repetindo em ambos os lados de cinco a dez vezes.

Postura Corporal

O exercício mais importante é a postura corporal. Mantenha as costas retas e o pescoço esticado ao longo do dia.