Tudo em excesso de qualquer alimento pode levar ao ganho de peso. Aqueles alimentos que nos engordam muito rapidamente, são previsivelmente, aqueles com muito açúcar, carboidratos e grãos refinados. Esses alimentos fornecem uma digestão fácil e processam calorias com valor nutricional mínimo.

Em um estudo para identificar os hábitos de vida mais propensos a ganhar peso, pesquisadores de Harvard, revisaram os hábitos e dietas de mais de 100.000 pessoas não obesas para determinar as escolhas que causam o ganho de peso ao longo do tempo. Descobriu-se que um punhado de alimentos estava intimamente ligado ao ganho de peso.

Alimentos Que Mais Engordam

Alimentos Ricos em Amido E Grãos Refinados Promovem o Ganho de Peso

Batatas, especialmente as versões processadas, como batata frita, batata chips e purê de batata, estão entre os alimentos mais prováveis que contribuem para o ganho de peso, especialmente quando ingeridos em excesso.

Outro amido refinado, como o pão branco, massas e bolachas, também estão entre os alimentos que facilmente te dão quilinhos extra. Eles possuem poucas fibras para retardar a digestão, então eles se transformam em glicose quase que imediatamente e aumentam o seu nível de açúcar no sangue, o que eleva o nível de insulina.

A insulina permite a entrega rápida de glicose às células adiposas. Se você mantiver o nível de insulina alto, consumindo esse tipo de carboidrato, a insulina dificulta a liberação de energia das células adiposas, ou seja, você continua armazenando gordura, mas nunca a queima com eficiência, logo você engorda.

Sobremesas e Doces Açucarados

Doces, sorvetes, bolos, biscoitos, pavês, também se correlacionam com o ganho de peso rápido. Eles tem o mesmo efeito sobre o açúcar no sangue e na insulina como os carboidratos.

Bebidas açucaradas são outro produto associado ao ganho de peso. A frutose, como o xarope e milho rico em frutose, é um adoçante muito comum em refrigerantes, sucos industrializados e bebidas energéticas.

O consumo frequente de alimentos desse tipo pode levar a resistência a insulina, que é um fator de risco para diabetes. Consuma alimentos de baixo índice glicêmico para ajudar a manter os níveis estáveis de açúcar no sangue.

Maus Hábitos Que Fazem Você Engordar

Não Beber Água Na Quantidade Adequada

A água é um dos compostos mais importantes do nosso corpo, de modo que é essencial para mantê-lo em equilíbrio. Se beber pouca água (menos que 6 ou 8 copos diários), a eliminação de toxinas e resíduos que o corpo não precisa será muito mais difícil, o que pode afetar ou prejudicar o processo de perda de peso. Para se manter saudável e perder peso, você precisa consumir entre 6-8 copos de água por dia.

Ir Dormir Logo Depois de Ter Comido

Este hábito não é saudável e não te ajudará a perder peso, especialmente se você comeu em excesso. À noite, o metabolismo fica mais lento e também com o sono, a digestão e o metabolismo dos alimentos será mais difícil, de modo que, em vez da queimar a gordura, ela será reservada no corpo.