O Que São Aminoácidos

Os aminoácidos são compostos orgânicos que se combinam para formar proteínas, que são indispensáveis para o nosso corpo. Eles são formados de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio.

Para Que Servem os Aminoácidos

Entre as suas funções, os aminoácidos ajudam a decompor os alimentos, no crescimento ou na reparação dos tecidos do corpo e também podem ser fonte de energia.

Os aminoácidos também são responsáveis por permitir a contração muscular e manter o equilíbrio dos ácidos no organismo. Além disso cada tipo de aminoácido tem uma função independente.

Tipos de Aminoácidos

Existem cerca de 250 aminoácidos, 20 aminoácidos são considerados importantes e essenciais para o bom funcionamento o organismo e que são divididos da seguinte forma:

Aminoácidos Essenciais

Os aminoácidos essenciais não podem ser fabricados pelo corpo, de modo que é necessário sua aquisição, através da alimentação como:

Leucina

É um dos 3 aminoácidos da cadeia ramificada (BCAA), com a isoleucina e valina. Envolvido na formação e reparação dos tecidos e da cicatrização da pele e dos ossos.

Isoleucina

Mantém o equilíbrio de glicose no sangue, está envolvido na produção de energia e na reparação do tecido muscular. Além disso, ajuda na cicatrização de feridas, pele e ossos.

Arginina

A arginina é essencial para a atividade normal do sistema imunológico e para a cicatrização de feridas. Também participa da liberação do hormônio de crescimento e aumenta a liberação de insulina e glucagon, é um precursor do GABA, diminui o tamanho dos tumores e é necessário paa a espermatogênese.

Valina

A valina é absorvida de forma ativa e é utiliza diretamente pelos músculos como fonte de energia, por tanto é processada pelo fígado antes de entrar na corrente sanguínea.

A deficiência de valina faz com que os outros aminoácidos sejam absorvidos em menor quantidade pelo trato gastrointestinal.

Triptofano

É um antidepressivo natural, que promove o sono e melhora a ansiedade.

Fenilalanina

Mantém níveis adequados de endorfinas, ajuda a reduzir o excesso de apetite e alivia a dor.

A fenilalanina também está envolvida na síntese de catecolaminas, adrenalina, dopamina e noradrenalina, que promovem o estado de alerta, melhora a memória e a aprendizagem e aumente a vitalidade. Suplementos que contenham esse aminoácido podem ser usados para melhorar os sintomas de Parkinson, vitiligo, dor crônica ou para o tratamento da depressão.

Metionina

Participa ativamente na quebra de gorduras e ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Ajuda a prevenir queda de cabelo e unhas quebradiças.

É um antioxidante e participa da síntese do DNA.

Treonina

Ajuda no processo de desintoxicação e participa na síntese de colágeno e elastina. Também é necessária para o funcionalmente normal do trato gastrointestinal e pode ser convertido em glicina, um neurotransmissor do sistema nervoso central.

Lisina

Ajuda a prevenir ou tratar herpes e, com a arginina, aumenta a produção de hormônio do crescimento.

Também ajuda a formar colágeno, o tecido conjuntivo presente nos ossos, ligamentos, tendões e articulações.

Favorece o cálcio e portanto é essencial para as crianças, pois é essencial para a formação óssea.

Histidina

Ele é o precursor da histamina e melhora a úlcera, artrite reumatoide e alergias.

Útil no tratamento da anemia devido a sua relação com a hemoglobina. Ajuda também a manter o pH adequado do sangue.

Aminoácidos Não Essenciais

Os aminoácidos não essenciais podem ser sintetizados a partir dos aminoácidos essenciais ou do próprio organismo, se não forem encontrados nas quantidades apropriadas.

Ácido Glutâmico

Com o ácido aspártico é um aminoácido excitatório, compartilham muitas das funções. Melhora o desempenho físico e reduz a fadiga.

É essencial para a síntese do DNA e ajuda a proteger o corpo e melhora o sistema imunológico.

Alanina

A alanina é importante para o crescimento muscular e é uma excelente fonte de energia para o músculo.

Ela intervém no metabolismo da glicose, melhora o sistema imunológico mediante a produção de anticorpos e é essencial para o tecido conjuntivo.

Ácido Aspártico

Aumenta a resistência e o desempenho físico e é bom pra fadiga crônica. É um
dos principais aminoácidos excitatórios(o outro é o ácido glutâmico).

Ele ajuda a proteger o fígado, participa do metabolismo do DNA e melhora o sistema imunológico.

Asparagina

A asparagina é a ligação do ácido aspártico com o trifosfato de adenosina. Está envolvida no processo de memória de curto prazo, ajuda a eliminar a amônia do corpo e reduz a fadiga e também participa da síntese do DNA.

Cisteína

A cisteína é um antioxidante e protege contra a radiação, a poluição, luz ultravioleta e outros fenômenos que causam a produção de radicais livres.

Atua como uma “desintoxicação” natural e é essencial para o crescimento, manutenção e reparação da pele e do cabelo. É um precursor da taurina e do sulfato de condroitina, que é o principal componente da cartilagem.

Glicina

Faz parte da estrutura da hemoglobina e é um dos principais neurotransmissores inibitórios do sistema nervoso. Também faz parte dos citocromos, que são enzimas envolvidas na produção de energia.

Participa da produção do glucagon, que ajuda a metabolizar o glicogênio.

Glutamina

A glutamina é o precursor de dois neurotransmissores mais importantes do SNC: o glutamato e o GABA.

Permite manter os níveis normais e constantes de açúcar no sangue e está envolvido na força muscular e na resistência. Essencial para a função gastrointestinal.

Prolina

Componente essencial da cartilagem, e portanto fundamental para a saúde das articulações, tendões e ligamentos.

Ajuda a manter o coração forte. O principal precursor da prolina é o glutamato. Uma das principais funções é que manter a pele e as articulações saudáveis.

Serina

Participa da melhoria do sistema imunológico, auxiliando na produção de anticorpos e imunoglobulinas e participa do desenvolvimento da bainha de mielina. Serina é necessária para o crescimento e manutenção muscular.

Tirosina

A tirosina é uma minoácido precursor do hormônio tiroxina, que participa nos processos metabólicos.

Também é precursor do hormônio de crescimento e dos neurotransmissores dopamina, noradrenalina, epinefrina e serotonina, que melhora o humor, o sono, concentração e a memória.

Alimentos Ricos em Aminoácidos

Claramente existem alimentos que proporcionam certos tipos de aminoácidos não essenciais, mas o que temos que ter em conta é que o nosso corpo precisa de uma série de aminoácidos básicos para cumprir suas funções. Esses seriam os alimentos mais ricos em aminoácidos:

ValinaLeucinaFenilalaninaTriptofanoTreoninaMetioninaLisinaHistidina
Clara de ovoAmendoimCarne vermelhaPeito de PeruEspinafrePeixesSojaOvos
EspinafreOleaginosasFrangoFrangoOvoLeite e derivadosPeru e FrangoLeite e derivados
SojaPepinoPeixesOleaginosasOleaginosasOleaginosasErvilhaPeixes
OleaginosasFeijãoLeite e DerivadosErvilhaAbacatePeru e FrangoPeixeCarne Vermelha
CenteioErvilhaOvosLeite e DerivadosCogumelosVagemAmendoimFrango
AlhoTomateOleaginosasAmendoimErvilhaFeijão BrancoGema do ovoOleaginosas
BeterrabaSojaAbacateCenteio
CevadaGrão de bico

Por Que Os Aminoácidos São Importantes?

Sua importância deriva principalmente da sua função como construtor das proteínas. A partir desta, pode-se dizer que dos aminoácidos naturais depende o bom crescimento do nosso corpo e são tão importantes para nós como a água.

Cada um dos aminoácidos conhecidos, cumpre funções específicas que tornam a sua importância ainda maior.

Independentemente desta função estar ligada à energia ou ao rendimento corporal, devemos sempre manter um equilíbrio na nossa dieta, para que o corpo possa realizar o seu trabalho corretamente.

Por isso, é importante se alimentar adequadamente, já que cada refeição tem uma quantidade específica de aminoácidos naturais essenciais e não essenciais, que tornarão o nosso corpo forte contra doenças e enfermidades.