O centeio é um cereal proveniente da família das gramíneas. É um cultivo muito rústico, resistente às baixas temperaturas. É bastante comum na Europa, e na Alemanha em particular, é muito usado para elaborar o pão preto. O pão de centeio costuma ser conservado fresco por muito mais tempo, em comparação com o elaborado com a farinha de trigo.

Benefícios do Centeio

O centeio, além de ser usado para a elaboração de pães ou em outras preparações culinárias misturado com outros cereais, possui propriedades e usos medicinais. Isto se deve ao seu alto teor de fibras, é um excelente aliado contra a constipação.

Possui um alto teor de sais minerais, razão pela qual é um bom fluidificante do sangue, recomendado em casos de hipertensão, arteriosclerose e problemas vasculares em geral. Como bom depurador do sangue, ajuda a reduzir o colesterol alto.

É rico em flúor, por isso se diz que é bom para o clareamento dos dentes e o fortalecimento das unhas. Possui vitaminas A e do grupo B, ferro, ácido fólico, cálcio e fósforo. Também fornece ácido linoleico.

Leia também: "Os Novos Cereais Que Enriquecem a Dieta".

Seu consumo é recomendado para pessoas diabéticas, já que reduz a absorção de açúcares e para os atletas por suas contribuições nutricionais. Contém menor quantidade de glúten, em comparação com outros cereais, de qualquer forma, não é adequado para os celíacos.

Seu consumo resulta útil para aquelas pessoas que estão seguindo dietas para perder peso, pois fornece poucas calorias e também produz sensação de saciedade, de modo que consumido antes das refeições ajuda a comer em menor quantidade.

É de fácil digestão e seu sabor é agradável, por isso não te custará se acostumar com o seu uso na cozinha e você também estará fornecendo nutrientes importantes para o seu organismo.