Você sabia que o consumo de chá pode ajudar a combater a doença de Alzheimer, melhorar a memória e muitas outras questões? Pois então é o momento de começar a prová-lo para sentir o quanto faz bem consumir esta genial infusão, em qualquer dos seus diferentes formatos.

O chá, além de ser uma bebida que pode acompanhar o café da manhã, o lanche e usado na cozinha, também, como você sabe, tem vários benefícios. O chá branco, por exemplo, é bom para emagrecer, o chá vermelho é metabólico e o chá verde ajuda a combater a artrite, apenas para mencionar três dos tantos casos pontuais com os quais conta esta infusão. Mas não pára por aí, porque também foram descobertos benefícios do chá para o cérebro.

Efeitos Positivos do Chá Sobre o Cérebro

O chá melhora a memória: Um estudo realizado na Coréia em 2011 mostra que o chá verde pode produzir melhoras na memória das pessoas com transtornos cognitivos leves. Além disso, em 2012, foram realizadas pesquisas que relacionam estas mudanças com o aumento de produção de novas células.

O efeito calmante do chá: A teanina também é responsável pelo conhecido efeito calmante do chá, com base em estudos realizados em 1999. Apesar do seu teor de cafeína, o chá proporciona um efeito relaxante, sem causar sonolência.

O chá verde pode vir a ser o grande inimigo da doença de Alzheimer: Estudos realizados em 2013 por cientistas americanos demonstraram que o chá verde tem um componente (EGCG), que pode interromper o acúmulo de placas no cérebro, que é o que faz com que as células morram. Isto poderia ser o primeiro passo para a descoberta de uma cura definitiva para esta doença.

O chá e sua relação com as melhorias cognitivas: Outro estudo realizado no mesmo ano demonstrou que a teanina, um aminoácido psicoativo quase exclusivo do chá, tem relação com a melhora no desenvolvimento cognitivo.

Outras melhorias em geral para a saúde mental: Estudos realizados no Japão, em 2009, demonstraram que o consumo diário de chá verde está associado com viver com menos angustia.

Leia também: "Suplementos Para a Saúde do Cérebro".

Se você já era um consumidor habitual de chá, aqui está uma excelente razão para continuar fazendo isso. Se você não era, é um bom convite para que você comece a fazê-lo!