Os pistaches são um dos frutos secos que possuem mais fibras e fornecem energia ao organismo. Neste artigo te contamos quais são os benefícios que fornece o consumo desse alimento para a nossa saúde.

Em outras ocasiões, falamos sobre a importância do consumo de frutos secos para a saúde e quais são os seus benefícios. Hoje queremos mostrar como individualmente, o pistache pode se converter em um alimento maravilhoso para as pessoas que realizam um trabalho intelectual, assim como para aquelas que precisam realizar um grande esforço físico.

De forma sintetizada, os pistaches são ricos em proteínas e minerais, entre os quais se destacam o fósforo, ferro, enxofre e potássio; também é um alimento que contém vitaminas, como vitaminas do complexo B e vitamina E; ácidos graxos e micronutrientes necessários para a saúde.

Uma Grande Fonte de Energia

Outro fator importante dos pistaches é que fornece um grande valor energético, entre 600 e 650 calorias por 100 gramas, contêm açúcares e também possui fibra. Por outro lado, o seu consumo faz com que os níveis de colesterol ruim diminuam, aumentando a quantidade de antioxidantes no sangue.

Toda essa composição faz com que os pistaches sejam considerados como um alimento adequado na prevenção de diferentes doenças, se tomado regularmente e com moderação. Por exemplo, tem sido associado o consumo de frutos secos com a prevenção do câncer e da diabetes (o seu consumo iria diminuir a probabilidade de desenvolver a doença), a prevenção da doença cardiovascular, já que dispõe de gorduras formadas por ácidos graxos insaturados.

Estudos recentes têm relacionado o consumo de pistache com perda de peso, porque o fato de ver as cascas vazias poderia supor um efeito psicológico em seu consumidor; por sua vez, tem sido associado o consumo destes frutos secos com uma possível melhora na disfunção erétil.