As sementes de abóbora são ricas em minerais e nutrientes, por isso resultam ideais em uma dieta saudável. A seguir em Saúde Dicas, falamos das sementes de abóbora e todos os seus benefícios.

A abóbora como o melão, melancia e pepino pertencem à família das Cocurbitaceas, as sementes são de cor verde e estão envoltas em uma casca de cor branca, embora algumas variedades de abóbora tenham sementes sem cascas.

Benefícios das Sementes de Abóbora:

São muitos os benefícios que são atribuídos às sementes de abóbora entre os quais encontramos os seguintes:

Benefícios Para a Saúde da Próstata

As sementes de abóbora têm um efeito benéfico sobre a saúde da próstata. Nos estudos verificou-se que o óleo extraído das sementes de abóbora é benéfico para a próstata. A hipertrofia benigna da próstata afeta muitos homens a partir de 50 anos de idade. A cucurbitina um aminoácido componente do óleo de sementes de abóbora parece ter um efeito muito positivo para reduzir este transtorno.

Adequada Para Pessoas Com Depressão e Melancolia: O seu conteúdo de L-triptofano a torna ideal na dieta de pessoas com tendência à depressão e melancolia.

Benéfica Quando Se Sofre de Osteoporose: Osteoporose, as sementes de abóbora por seu alto teor de zinco. Um estudo entre quase 400 homens com idades entre 45 e 92 publicado no Journal of Clinical Nutrituion, encontrou uma correlação clara entre uma dieta pobre em zinco e a osteoporose no quadril e coluna vertebral.

Grande Poder Anti-inflamatório: Anti-inflamatório em processos de artrite. Suas propriedades curativas em relação à artrite foram investigadas em animais. Os animais que consumiam sementes de abóbora em sua dieta foram comparados com o uso de indometacina uma substância não esteroide anti-inflamatória.

A indometacina é utilizada quando necessária, mas tem efeitos colaterais que podem afetar o estômago, o fígado, o rim. Enquanto que as sementes de abóbora não apresentam esses efeitos colaterais, o aumento dos peróxidos lipídicos que as sementes de abóbora não têm.

Alívio do Mal Estar Estomacal:

Aliviar a dor de estômago. As sementes de abóbora ajudam a melhorar os distúrbios intestinais. Em alguns países eram usadas para eliminar parasitas, como a tênia.

Propriedades das Sementes de Abóbora:

  • Vitaminas, como: vitaminas B, K, C, E, e D.
  • Minerais, como: manganês, ferro, magnésio, fósforo, zinco, proteínas.
  • Ácidos graxos poli-insaturados, como ácido linoleico e linolênico.
  • Triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a regular os níveis de serotonina.

As Sementes de Abóbora Engordam?

As sementes de abóbora são certamente benéficas como já vimos graças aos seus nutrientes, dado que são ricas em ácidos graxos essenciais e o aminoácido triptofano, e embora seja aconselhável que as consuma, tampouco podemos dizer que seja necessário parar.

Como qualquer outro alimento carregado com nutrientes, às sementes de abóbora deve ser tomada com moderação e, assim, você obterá a nutrição necessária para estar saudável, sem risco de ganhar peso, já que contam com bastantes calorias tal e como veremos mais tarde. Recomenda-se tomar o máximo de 20 gramas de sementes de abóbora e, assim, já estará consumindo mais de 120 calorias.

As sementes de abóbora são ricas em gordura e, como resultado, têm mais calorias por porção do que muitos outros alimentos. Mas são também muito ricas em nutrientes, já que contêm ácidos graxos abundantes, vitaminas e minerais, o que as converte em uma parte importante de uma dieta baixa em calorias.

Ao reduzir as calorias, você corre o risco de tornar menos nutrientes adequados, assim incluir uma pequena quantidade de sementes de abóbora em sua dieta todos os dias pode te ajudar a evitar deficiências. Além disso, as sementes de abóbora são uma rica fonte de fibra, com mais de 5 gramas por cada 100 gramas. A fibra é uma parte importante de uma dieta para perder peso, já que ajuda a preencher o estômago e aumenta a plenitude, o que pode conduzir à redução da fome e menor ingestão calórica.

Leia também: "Abóbora: Propriedades da Abóbora para Emagrecer".

Calorias das Sementes de Abóbora:

Mencionamos anteriormente que 20 gramas excedem 100 calorias. Também podemos observar que para cada 14 gramas, temos 100 calorias, mas delas 80% são gorduras saudáveis, enquanto que 8% são saudáveis saturadas. Também têm 0% colesterol de modo que são saudáveis e podem ser tomadas por qualquer pessoa.

Como Tomar as Sementes de Abóbora:

São muitas as formas que podemos tomar as sementes de abóbora. Podemos comê-las sem mais como fazemos com as sementes de girassol, por exemplo, mas também é boa, se adicionarmos a uma salada e inclusive podemos pegar um punhado de sementes de abóbora descascadas e colocá-las em um iogurte.

Outras ideias para consumir essas sementes poderiam ser:

  • Adicione as sementes de abóbora a um prato de verduras salteadas.
  • Polvilhe por cima da salada verde mista.
  • Moa as sementes de abóbora com alho fresco, salsa e folhas de coentro. Misture com azeite de oliva e suco de limão para um saboroso molho para saladas.
  • Adicione as sementes de abóbora picadas ao seu cereal da manhã.
  • Na próxima vez que você fizer hambúrgueres, seja de verduras, de peru ou de carne, adicione algumas sementes de abóbora moídas como adereço.

Se você deseja comprar sementes de abóbora são vendidas nos supermercados, mas não em todos. É mais fácil encontrá-las em lojas de alimentos saudáveis, lojas dietéticas ou comércios especializados em alimentos ecológicos.

Sementes de Girassol:

Assim como vimos até o momento que as sementes de abóbora são capazes de nos fornecer benefícios infinitos, é interessante também notar que existem outras sementes que também podem ajudar a sua saúde, como é o caso das sementes de girassol.

Entre os muitos benefícios próprios do girassol encontramos o fato de que é um componente antioxidante que ajuda, sem dúvida, a proteger todos os tecidos que se encontram em nosso interior.

Além disso, conta com a função de proteger o sistema circulatório e o coração o que evita, sem dúvida, o aparecimento de outros tipos de doenças que tenham a ver com estes organismos do corpo.

Quando você consome as sementes de girassol está ajudando o seu coração a se manter muito mais jovem do que é e que esteja protegido contra as agressões que vivemos no dia a dia.

Outra contribuição é a partir da dose de ácido fólico e magnésio, que ajuda o nosso sistema circulatório a se converter em um dos melhores de todos e que o nosso corpo esteja em equilíbrio. Quando temos esses nutrientes no nível correto, vamos evitar outras doenças cardíacas que ajudarão a manter protegidos os órgãos e que não soframos com essas doenças que poderiam nos trazer grandes consequências.

As sementes de girassol nos fornecem uma grande concentração de vitaminas, com isso é um alimento que vai nos ajudar a combater o envelhecimento fazendo com que a nossa pele e o nosso organismo se mantenham ativos e jovens, algo essencial para que os ataques da passagem do tempo e seus efeitos não façam efeito em nós.

Dependendo de como são tostadas as sementes de abóbora ou de girassol se terá mais ou menos benefícios para o organismo. O melhor é que sejam consumidas como se fosse um fruto seco. No entanto, a forma mais comum de encontrá-las é em forma de sal, por isso realmente seus benefícios vão depender da qualidade do sal e do tipo de processo com o qual prepara o fabricante. Por isso, é importante que quando vamos consumir este tipo de sementes observemos a quantidade de sal que têm e que confiemos na matéria-prima que utiliza essa marca. Lembre-se que um excesso de sódio em seu organismo e sua pele não é nada benéfico para o organismo em geral.

Agora que você conhece um pouco mais sobre tudo isso, comece a escolher que tipo de sementes vai consumir, se as sementes de abóbora ou sementes de girassol. Em qualquer caso, apenas se trata de tomá-las com um hábito e incluir em seus momentos livres do dia.