A dieta para diabéticos se traduz em comer uma variedade de alimentos nutritivos em quantidades moderadas e aderindo a refeições regulares. A dieta deve ser rica em nutrientes e pobre em gorduras e calorias, com abundância de frutas, verduras e onde estejam presentes os cereais integrais.

Alimentos para Diabéticos:

Escolher alimentos saudáveis ​​para diabéticos e seguir adequados hábitos alimentares pode ajudar a controlar o nível de glicose no sangue e mantê-lo dentro de uma faixa de segurança. Deve conter:

Carboidratos saudáveis, como frutas, verduras, cereais integrais, legumes e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

Gorduras saudáveis: os alimentos que contêm gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, como o abacate, amêndoas, nozes, nozes, azeitonas e azeite de oliva e óleo de amendoim - podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

Alimentos ricos em fibra. A fibra dietética pode reduzir o risco de sofrer doença cardíaca e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, tais como frutas, verduras, frutos secos, legumes, farinha de trigo e farelo de trigo.

Peixes, que ajudam a manter o coração saudável e são recomendados pelo menos duas vezes por semana, sendo uma boa alternativa às carnes gordurosas, como o atum, o bacalhau ou linguado, que têm menos gordura total, gordura saturada e colesterol do que a carne vermelha e aves. Salmão, cavala, atum, sardinha e peixes oleosos são ricos em ácidos graxos ômega-3.

Alimentos que uma Pessoa Diabética deve Evitar:

Colesterol, presente em produtos lácteos com alto teor de gordura e proteína animal rica em gordura, gemas de ovos, mariscos, fígado e outras vísceras.

Gorduras saturadas: produtos lácteos com alto teor de gordura e proteínas de origem animal, como carne vermelha, salsichas e carnes que contêm gorduras saturadas.

Gorduras trans, que se encontra em lanches processados, pães, manteiga e margarina.

Sódio. Consumir uma quantidade mínima de sal nas refeições.

Para maiores informações, recomendamos a leitura do nosso artigo "Dez alimentos para Diabetes".

Você conhecia esses alimentos fundamentais na dieta para diabéticos que consideramos de utilidade?