Não se sabe a origem da endometriose, embora seja associada com o sexo e a infertilidade. Em geral não é perigosa, mas costuma causar uma dor (por vezes forte) nas mulheres que sofrem. Felizmente, existem tratamentos eficazes disponíveis. Descubra o que você pode fazer para aliviar a dor.

A endometriose ocorre quando o tecido que reveste a parte interna do útero (endométrio) se desenvolve fora do útero. O tipo de endometriose mais comum está relacionado com os ovários, os intestinos ou o tecido que reveste a pélvis. Raramente se espalha fora da região pélvica.

Este tecido, quando não se encontra revestindo o interior da matriz e está em outro lugar, continua o seu funcionamento normal. Engrossa, e é eliminado como sangramento em cada ciclo menstrual. A endometriose pode causar dor, por vezes forte, especialmente durante o período, por vezes, pode causar sangramento abundante. Às vezes causa problemas de fertilidade. Por outro lado, em algumas mulheres, os sintomas podem ser leves.

A endometriose pode afetar o seu trabalho e vida social, porque se a dor que produz é muito intensa você pode perder vários dias em seu trabalho, e com frequência te impede de participar de atividades esportivas, participar de festas e outros eventos. A sensação de que sua saúde está fora do seu controle poderia provocar frustração e muito estresse.

Não existe uma cura definitiva para a endometriose. Mas existem tratamentos alternativos para o controle da dor. Algumas mulheres jovens melhoram com analgésicos sem prescrição (como Advil, buscofen e lisador) ou com cirurgia, e inclusive com uma combinação de ambos. O yoga e os alongamentos também ajudam.

Leia também: "Endometriose: O Que É, Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos".

Remédios Caseiros e Naturais Para Aliviar os Sintomas de Endometriose

Suco de Soja

Prepare um suco com os seguintes ingredientes: uma fatia de abacaxi descascado, uma maçã e um copo de suco de soja sabor maçã. Passe o abacaxi pelo extrator de suco, e depois a maçã. Misture com o suco de soja. Sirva imediatamente e tome um copo por duas semanas seguidas e descanse uma. A soja ajuda as mulheres com problemas ginecológicos.

Dong Quai

O dong quai é uma planta utilizada durante séculos na medicina tradicional chinesa para aliviar e combater doenças ginecológicas como a endometriose, já que contém fitoestrôgenos naturais que atuam como reguladores hormonais femininos. Disponível em lojas.

Chá de Camomila

Prepare um chá com 2 colheres de sopa de camomila em uma xícara de água, que deve ferver por 5 minutos. Beba um copo quando sentir a dor causada pela endometriose.

Chá de Gengibre

Prepare um chá com 3 colheres de sopa de gengibre em um copo de água que deve ferver por 5 minutos. Tome um copo quando sentir náuseas devido à endometriose.

Acupressão

Aplicar acupressão pressionando a cinco centímetros do osso do tornozelo e na base onde se encontram os ossos do seu polegar e do seu indicador. Pressione o mais forte que puder até que a pele fique rosada e meio aquecida

Dicas Para Aliviar Os Sintomas Da Endometriose

  • Faça exercícios regularmente, seja na academia ou em casa.
  • Tente dormir de 8-9 horas todas as noites
  • Siga uma dieta saudável e equilibrada e se você sentir fome entre as refeições, coma lanches nutritivos.
  • Levante-se um pouco mais cedo do que o habitual quando sentir dor, de modo que você tenha tempo suficiente para se preparar antes do trabalho.
  • Aprenda qual é o seu nível de tolerância à dor. Às vezes a dor é bastante leve, mas em outras pode ser muito forte.
  • Aprenda quando você deve fazer um esforço para superar sua dor e os problemas que causa, e quando não.
  • Quando você tiver uma crise de dor, te ajudarão a superá-la coisas como tomar um banho quente, dormir com uma bolsa de água quente, ler um livro interessante, ouvir uma música ou assistir a um filme que você gosta.

Dicas Para Mulheres Com Endometriose

Procure um médico, assim que aparecerem os primeiros indícios, a fim de confirmar a existência da endometriose (por exemplo, fluxo menstrual cada vez mais doloroso). Existem tratamentos que podem ser muito eficazes.

Ômega-3

Bloquear, de forma natural, a prostaglandina. As cólicas e dores menstruais ocorrem quando o organismo produz muita prostaglandina. Este é um hormônio no revestimento do útero, que estimula os músculos uterinos levando-os a trabalhar mais causando, por sua vez, as cólicas. Portanto, recomenda-se comer mais peixe, já que contêm ácidos graxos ômega-3, que suprimem a produção de prostaglandina.

Calor

Adicione um pouco de calor. Aconselha-se para aliviar as cólicas menstruais e a dor na região lombar causada pela endometriose a colocação de uma bolsa de água quente e tomar bebidas quentes para relaxar os músculos contraídos em seu abdômen.

Atividade Física

Faça exercício para encontrar alívio. O exercício diminui a quantidade de estrogênio no sangue, o que pode reduzir o crescimento da endometriose. O exercício, também, aumenta a produção corporal de endorfinas, substâncias naturais que bloqueiam a dor. Neste sentido, recomenda-se fazer exercícios leves, como caminhar, porque os muito exigentes podem ser contraproducentes.

Evite o Café

Suspenda o consumo de cafeína. A cafeína contida nos refrigerantes ou café pode agravar a dor em algumas mulheres. Portanto, recomenda-se, evitar o seu consumo.

Alimentos Ricos Em Fibra

Consuma alimentos com fibra. As fibras fazem com que as fezes tenham uma consistência firme e passem com facilidade, o que é especialmente importante se o tecido endometrial está invadindo a área intestinal.