O hipotireoidismo é uma doença do sistema endócrino que provoca o mau funcionamento da glândula tireoide, a qual é responsável pela regulação dos processos metabólicos que ocorrem dentro do corpo.

Nesta condição, há uma diminuição das glândulas tireoide do corpo, o que dá origem a uma série de efeitos colaterais ou sintomas. Um dos mais característicos e que vem a cabeça de todas as pessoas que sofrem de hipotireoidismo são os problemas de peso.

É muito comum que apesar de ter dietas rigorosas elas sofram de sobrepeso e obesidade. A pessoa com hipotireoidismo é propensa a ganhar peso, por isso é essencial manter o controle do que se come.

Tal como acontece com outros sintomas da doença, tais como fadiga, constipação, deficiência ou aumento do colesterol, é importante tomar cuidado adequado com a alimentação e o peso, uma vez que pode agravar o estado geral de saúde.

Por isso, é sempre importante colocar o nosso sistema endócrino nas mãos de um médico de confiança ou também um profissional de nutrição que são os únicos autorizados a estabelecer, em cada caso, as orientações sobre alimentação.

Tenha em mente que os problemas de peso podem ser controlados seguindo uma dieta equilibrada. Para evitar cair em desespero, já que muitas vezes custa muito perder peso para as pessoas com hipotireoidismo, você tem que ser consistente e seguir à risca as instruções do médico.

Ainda mais importante é saber os alimentos que são benéficos e aqueles que devem ter o seu consumo limitado.

Os alimentos mais recomendáveis são aqueles que aumentam a produção de tiroxina e, por conseguinte, causam um aumento na produção da tireoide. É, portanto, essencial consumir os alimentos ricos em iodo.

Alimentos Recomendados Para Hipotireoidismo

Castanha do Pará

Elas são as mais ricas fontes alimentares de selênio, essencial na conversão da tiroxina para a sua forma ativa, o T3.

Você precisa de selênio para a produção de glutationa para ajudar a diminuir os anticorpos da tireoide. Consuma três castanhas do pará diariamente.

Sal Marinho

O sal marinho é rico em iodo. O iodo liga-se a tirosina, para formar a tiroxina. Se você tem níveis baixos de iodo, ele se torna um passo limitante na produção de hormônios da tireoide, inibindo a função da tireoide. Alimentos ricos em iodo são bem recomendados como por exemplo o salmão selvagem.

Clorofila

Beba uma dose de clorofila ao acordar para ajudar os níveis de energia e remover os metais pesados que podem estar inibindo a função da tireoide.

Maca Peruana

Ajuda a equilibrar o hipotálamo e a hipófise, que liberam TRH e TSH. Esses hormônios regulam os níveis da tiroxina. Maca peruana também contém zinco, vitaminas do complexo b e ferro, que são todos necessários para otimizar a função da tireoide.

Alimentos Sem Glúten

Se você tem Hashimoto, você deve evitar o glúten, porque ele pode iniciar a produção de anticorpos da tireoide.

Receita De Suco Para Hipotireoidismo

Ingredientes:

  • 2 limões, descascados e cortados em quatro.
  • 1 pepino, descascado e fatiado.
  • 2 colheres de chá de espirulina em pó.

Preparação: Coloque os limões e o pepino no liquidificador. Adicione a espirulina, mexa bem para torná-lo uma mistura homogênea. Se você quiser, pode adicionar gelo picado ou metade de um copo de água gelada.

Ambos pepino, limão e espirulina tem componentes que melhoram o metabolismo, promovem a queima de gordura e melhoram a função da tireoide.

Estar acima do peso pode ser devido a diferentes causas, seja por motivos hereditários, hábitos alimentares errados ou distúrbios metabólicos, como hipotireoidismo.

Neste último caso, é muito importante tentar controlá-lo, e para isso você deve procurar ter uma alimentação saudável e balanceada, mas não se esqueça que o exercício também pode ajudar a aumentar o metabolismo e queimar gordura mais rapidamente.

Lembre-se é importante consultar o seu médico, especialmente se estiver tomando medicação para o hipotireoidismo.