Os pulmões são essenciais para a nossa vida e, por isso, devemos cuidar dos mesmos. No entanto, muitas vezes esquecemos esse órgão e apenas quando nos resfriamos, temos gripe, etc., é que nos lembramos da sua importância.

Para melhorar a capacidade respiratória e limpar os pulmões, recomendamos uma série de remédios caseiros e naturais como os seguintes:

Remédios Caseiros Para Limpar e Fortalecer os Pulmões

Chá de Castanha da Índia

Faça uma infusão de castanha da índia que consiste em adicionar 1 colher de chá em uma xícara de água que está fervendo. Coe e beba. Este remédio ajuda a melhorar a respiração, especialmente no caso daquelas pessoas que sofrem de asma, tosse> e bronquite.

Inalação de Folhas de Eucalipto

Ferva um punhado de folhas de eucalipto em 2 litros de água até chegar ao ponto de ebulição. Retire do fogo e tampe. Deixe esfriar apenas um pouco e coloque o rosto a uma distância próxima, mas cautelosa (sem queimar) sobre o recipiente de tal forma que você possa inalar o vapor. Coloque uma toalha sobre a cabeça como uma tenda.

Chá de Alcaçuz

Lave e corte um pedaço de raiz de alcaçuz. Ferva uma xícara de água por 5 minutos. Coe e beba um copo. Este remédio alivia a irritação nas vias respiratórias o que permite respirar melhor. Não tome se você sofre de hipertensão.

Chá de Louro e Madressilva

Ferva algumas folhas de louro e 1 colher de sopa de madressilva em 1 xícara de água por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 a 2 xícaras por dia.

Chá de Tussilagem

Despeje 1 colher de sopa de tussilagem em um copo de água está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba um copo.

Chá de Flores de Verbasco

Ferva 30 gramas de flores de verbasco em 1 litro de água por 10 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e deixe descansar. Filtre, mediante um pano, e tome um copo por dia.

Chá de Folhas Secas de Malva

Despeje 2 colheres de sopa de folhas secas de malva em 1 xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba um copo.

Óleo de Prímula

Tome 1 cápsula de óleo de prímula por dia, já que melhora a disponibilidade de oxigênio.

Suco de Agrião e Aipo

Coloque várias folhas e talos de aipo e um punhado de folhas de agrião, previamente lavadas no liquidificador com 1 xícara de água. Misture brevemente. Coe e beba este suco diariamente.

Pratique Exercícios de Respiração Para Melhorar a Função Pulmonar

  • Deite-se de costas com um travesseiro sob a cabeça e a região lombar. Coloque os seus braços relaxados ao longo do corpo. Respire profunda e lentamente imaginando que o abdômen é um balão que infla e desinfla. Repita a respiração. Mantenha o tórax elevado apoiando a parte superior da cabeça.
  • Sentado com os braços estendidos e as mãos cruzadas na frente do corpo. Levante os braços para cima enquanto inspira pelo nariz. Baixe os braços lentamente enquanto expele o ar pela boca.
  • Inflar vários balões diariamente ajuda a aumentar gradualmente a capacidade pulmonar. Portanto, recomenda-se, inspirar profundamente e tentar inflar o balão de uma só vez. Outros exercícios para ampliar a capacidade pulmonar consistem em fazer bolhas em um copo de água durante alguns minutos por dia (usando um canudo) ou tente apagar uma vela sem realmente fazê-lo.

Dicas Para Fortalecer e Limpar os Pulmões

Inspire Pelo Nariz

Inspire pelo nariz sempre, pois isso é fundamental para a oxigenação e também para proteger os pulmões. Desta forma, o ar se tempera nas fossas nasais e não entra nem frio nem quente. Se inalar pela boca, podem chegar aos pulmões impurezas que quando se encontram nas circunstâncias corretas (como uma diminuição das defesas) produzem infecções respiratórias facilmente.

Atividade Física

Realize exercícios regulares, pelo menos três vezes por semana. O exercício aeróbico, como nadar, correr, caminhar, andar de bicicleta, é ótimo para "alargar" os pulmões e manter a linha. No entanto, de todos estes exercícios a natação é o melhor para aumentar a oxigenação porque ensina a controlar a respiração de forma rítmica, tomando o ar pelo nariz e soltando pela boca.

Evite Temperaturas Frias

Não se exponha desnecessariamente a temperaturas frias. As baixas temperaturas também favorecem as doenças respiratórias, já que fazem as membranas mucosas do nariz, responsáveis de aquecer e limpar o ar que chega aos pulmões se resseque. Por isso, recomenda-se manter a casa a uma temperatura entre 19º e 21 ºC, que é a mais beneficia para a saúde respiratória. Quando se sai à rua, é aconselhável cobrir a boca e o nariz com um lenço ligeiramente para evitar que o ar frio e seco chegue aos pulmões.

Pare de Fumar

Deixar de fumar, já que o tabaco é o principal inimigo dos pulmões. O tabagismo declina lentamente, mas de forma progressiva a capacidade de respirar.

Evitar a Exposição à Poluição

A poluição é uma mistura de gases tóxicos e partículas em suspensão que irritam o sistema respiratório e facilita o desenvolvimento de doenças e infecções respiratórias, crises asmáticas, câncer de pulmão. Por isso, se recomenda não realizar exercícios em lugares onde existe tráfego intenso, já que ao realizar esportes os pulmões se ampliam e pegam mais ar, por isso não convém respirar esse ar tóxico.

Procure atendimento médico se você de repente começa a perceber asfixia realizando uma atividade normal, é preciso procurar um médico.

Dicas Nutricionais Para Fortalecer os Pulmões

Beber Muita Água

Uma boa hidratação (beber 8 copos de água por dia) é importante para manter a saúde dos pulmões, já que, caso contrário, você corre o risco de sofrer doenças respiratórias, como asma e bronquite crônica. É necessário também controlar o ambiente doméstico: o ideal é que a umidade seja de 45%. Se a pele ou olhos se ressecam facilmente, é recomendado o uso de umidificadores.

Dieta Mediterrânea

Os estudos têm demonstrado que seguir esta dieta mediterrânea diminui em 50% o risco de sofrer uma doença respiratória porque é equilibrada, com pouca gordura e, especialmente abundante em nutrientes “protetores”.

Consumir Alimentos Ricos em Ômega 3

Como salmão e azeite de oliva, já que tem propriedades anti-inflamatórias que resultam muito benéficas para os pulmões.

Consumir Alimentos Ricos em Vitamina A ou Betacaroteno

É um nutriente que fortalece o sistema imunológico e atua sobre as membranas respiratórias, revitalizando as mucosas.

Consumir Alimentos que Contenham Vitamina E

Como abacate, sementes de girassol, frutos secos (nozes, amendoins, avelãs, amêndoas, etc.), devido ao fato de que é o melhor nutriente para o pulmão porque o fortalece e reduz o risco de doença pulmonar grave.

Consumir Alimentos Ricos em Selênio

Porque é um grande desintoxicante, especialmente para os metais pesados ​​e os tóxicos do tabaco. Funciona em conjunto com a vitamina E e ajuda a retardar o envelhecimento orgânico.

Evite Ter Excesso de Gordura no Organismo

Especialmente no abdômen, já que ao ter volume nesta área, eleva o diafragma e aperta o peito. Isso limita a quantidade de ar nos pulmões o que predispõe a sofrer de doenças respiratórias.