A dor nas costas é um dos problemas mais comuns, mas existem remédios caseiros para aliviar esta dor de maneira eficaz. Existem muitas causas de dor nas costas das quais poucas são relativamente benignas, enquanto que algumas podem ser graves.

A dor pode ser debilitante, já que pode restringir a pessoa de realizar suas atividades diárias. Às vezes, apenas inclinando-se para um lado ou inclinando-se para frente é possível chegar a sentir muita dor.

Esta dor geralmente começa nos nervos, músculos, articulações, ossos e outras estruturas ao longo da coluna vertebral. A dor nas costas é conhecida como lumbago. A dor nas costas pode ser dividida em dor na parte superior das costas, dor no cóccix ou dor lombar.

Muitas vezes ocorre depois de um acidente ou de algum tipo de trauma ou se existe uma fratura vertebral ou lesão. Às vezes, os fatores psicológicos como o estresse ou as relações familiares disfuncionais também podem ser a causa.

Causas da Dor Nas Costas

A dor nas costas pode ser devido a diferentes causas. A tensão muscular, espasmo e a hérnia de disco são algumas das causas mais comuns. Também pode ser causada por acidentes, quedas, fraturas, entorses ou má postura. Além disso, pode acompanhar outras doenças como artrite, escoliose, fibromialgia e condições especiais, como a gravidez.

Do mesmo modo, a dor nas costas pode surgir devido a alguma infecção, tumor ou por estresse. A dor pode se manifestar sob a forma de pontadas, tensão muscular, dor que irradia para as pernas e pode afetar sua vida diária, ao restringir sua flexibilidade e sua capacidade de fazer certos movimentos.

Quase todo mundo sofre, em, pelo menos, uma ocasião, de dor nas costas ao longo da sua vida. A má postura é um dos principais inimigos das costas. Se essas posturas são mantidas ao longo do tempo mais cedo ou mais tarde terminarão causando lesões e dores nas costas.

Por esse motivo, é muito importante se sentar bem, quando estamos trabalhando ou estudando pelo grande número de horas que passamos sentados.

Do mesmo modo, é preciso evitar posturas mantidas ao longo do tempo, já que sobrecarregam a musculatura ou as estruturas da coluna vertebral.

Remédios Caseiros Para Dor Nas Costas

Massagem

Durante a dor leve ou moderada das costas uma massagem na parte afetada ou das costas toda com eucalipto quente ou óleo de mostarda, será muito benéfico. A massagem por si mesma faz com que os músculos do movimento para trás e o óleo de ervas quente melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos das costas.

Guggul

O consumo de meia colher de chá de guggul duas vezes por dia após as refeições é muito útil para aliviar as dores nas costas.

Chá de Manjericão

O chá composto por dez folhas de manjericão, consumido duas vezes por dia, este também é um remédio natural muito útil para aliviar a dor nas costas.

Massagem Com Vinagre de Maçã

Massagem de aquecimento com vinagre de maçã na parte afetada também alivia a dor e a inflamação.

Chá de Camomila

O chá de camomila pode relaxar os músculos tensos para aliviar a dor nas costas se é causada devido à tensão muscular ou entorse.

Gengibre e Alho

cha de gengibre

O uso de gengibre no chá ou na dieta pode ser um grande alívio da dor, o dente de alho consumido uma vez ao dia com água ou com alho como tempero na culinária também ajuda a aliviar a dor nas costas.

Compressa Quente

O calor úmido faz um rápido efeito analgésico, embeba uma toalha em água quente e aplicar sobre a parte afetada das costas, compressas quentes e frias são também muito eficazes no alívio de dor nas costas.

Banho Quente

Um banho de água quente pode aliviar todos os tipos de dor no corpo, pode ser mais benéfico se tomado antes de ir para a cama.

Atividade Física

Exercícios leves, como caminhada, corrida, natação e alongamento também são benéficos.

Yoga

Algumas posturas de Yoga visam especificamente os músculos das costas do corpo e sua prática pode dar alívio da dor e rigidez.

Dicas Para Evitar a Dor nas Costas

Colchão Firme

Sempre durma em um colchão firme e tente evitar dormir de bruços. Fazer exercícios para as costas diariamente, ajuda a fortalecer as costas ainda mais e reduzir a dor lombar.

Cadeira Adequada

Utilizar uma cadeira baixa nos ajuda a ter as pernas flexionadas, de modo que descarregamos a região lombar. Esta cadeira deve ser também mais baixa do que a mesa, com a finalidade de nos vejamos obrigados a colocar as costas contra o encosto, mantendo, assim, a postura correta no momento de nos sentarmos e evitando, no entanto, a típica posição de nos conduzirmos para frente que deve ser evitada a todo custo.

Faça Alongamento

O aumento da tensão nervosa provoca espasmos nos músculos das costas. Por isso, é importante aprender a realizar exercícios e técnicas de relaxamento, assim como exercícios de alongamento que nos ajudem a evitar o aparecimento de dor.

Quando Ir ao Médico?

É importante saber que a dor é o primeiro sinal que nos dá o corpo para nos avisar que não estamos cuidando de uma forma correta ou o suficiente das nossas costas. Portanto, deve-se notar que, tomar medicamentos para prevenir a dor pode aliviar, mas não é a solução para o problema.

Consulte o seu médico se a sua dor é constante e intensa, especialmente quando você está descansando. Além disso, se a dor é refletida nas pernas, se causa fraqueza, dormência ou formigamento em uma ou ambas as pernas, você deve conversar com um especialista imediatamente.

Você também deve estar muito atento e visitar o seu médico se a dor for acompanhada de perda de peso sem que você esteja de dieta e/ou se houver inflamação (inchaço) e vermelhidão nas costas.

Consulte seu médico para encontrar uma solução e melhorar a sua qualidade de vida.