Você sabe quais cuidados para as pernas pesadas durante a gravidez são os mais apropriados? Durante o processo de gestação do nosso bebê, o corpo produz hormônios, como o estrogênio, que causa inchaço, edema e progesterona, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos, o que por sua vez provoca a retenção de líquidos e estrias, que podem ocorrer em torno do quarto mês.

Essa sensação de pernas pesadas é muito comum durante os nove meses de gravidez, e é acentuada pela diminuição da circulação sanguínea e aumento de peso, mas você pode aliviar o desconforto com algumas simples dicas.

Cuidados para aliviar as pernas pesadas:

Entre os cuidados para aliviar as pernas pesadas, destacamos os seguintes:

  • Beba pelo menos um litro e meio de água por dia e consuma frutas e verduras diuréticas, evitando em todos os momentos as bebidas com cafeína, como chá ou café e picantes, isso te ajudará a combater a retenção de líquidos e evitar a má circulação.
  • Utilize a ducha de água fria desde o tornozelo até a coxa; faça uma massagem sempre em sentido ascendente, dos tornozelos até as coxas, e fazendo uma parada no buraco atrás do joelho; produzirá um efeito imediato de tonificação das pernas.
  • Utilize cremes ou géis com virtudes refrescantes e aplique massagens nas pernas, sempre em direção até a coxa, é outro dos cuidados para as pernas pesadas durante a gravidez que você deve levar em conta.
  • Eleve suas pernas, de maneira que durante a noite você coloque na cama sob os pés almofadas ou um travesseiro dobrado para facilitar o retorno venoso durante o sono, e quando estiver sentada durante longos períodos de tempo, não fique com as pernas dobradas, estique-as sobre uma cadeira.
  • Use meias de compreensão, especialmente se você tem uma circulação lenta durante a gravidez, e use-as pela manhã, antes de suas pernas começarem a inchar, seu efeito é quase mágico. Você vai se sentir com menos peso e inchaço, um dos cuidados para as pernas pesadas na gravidez que não devemos esquecer.

Mude seus hábitos de vida durante algum tempo, como os seguintes:

1. Não permaneça muito tempo na mesma posição em pé.

2. Não use calças ou meias apertadas, muito melhor saias longas ou calças soltas.

3. Não use sapatos de salto alto.

4. Não use cera quente para remover os pelos.

O que você acha destes cuidados para as pernas pesadas na gravidez?